-
Arquitetos: OSA architettura e paesaggio
- Área: 630 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Pierluigi Barile
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa encontra-se situada no declive noroeste de uma montanha que separa os rios Bradano e Basento, posicionando-se gentilmente em direção ao lago de San Giuliano, cobrindo uma área total de 630 m² num lote de sete hectares.
A qualidade do contexto sugeriu a preservação do perfil orográfico com volumes que mantenham o contorno natural do declive, criando uma arquitetura atemporal para esta paisagem rural.
A implantação consiste numa sequência de terraços e pátios que apresentam uma continuidade espacial entre espaços internos e externos. Na área dos terraços estão localizados os alojamentos para hóspedes.
A geometria estrita da planta dá lugar a espaços acolhedores e domésticos, enquanto os volumes de serviço (banheiros, depósitos, cozinha e lavanderia) definem os ambientes da residência que são colocados sucessivamente ao longo de uma circulação linear. Todos os ambientes desfrutam de uma vista panorâmica sobre o lago.
Os espaços de distribuição são articulados na área posterior, estabelecendo uma relação com os pátios. Amplos vão marcam a paisagem se alternando com paredes cegas.
A cobertura de concreto, exibindo um grande beiral, descansa em "caixas portantes" que servem como um elemento ordenador das perspectivas variáveis e articuladas. A vegetação que a cobre é combinada com a paisagem circundante e reduz o impacto visual para se camuflar completamente a partir da vista superior.
A exposição correta do ambiente, o controle na ventilação e iluminação diurna, a coleta e reutilização de água pluvial, painéis solares e tetos verdes permitem o isolamento e a mitigação de microclimas internos, assegurando os aspectos de sustentabilidade no projeto.